Cross docking: entenda como funciona

Empresa de logística em um porto realizando um processo de cross docking.

Cross docking: entenda como funciona

Empresa de logística em um porto realizando um processo de cross docking.

O cross docking é uma estratégia de distribuição que elimina a necessidade de armazenamento e agiliza a entrega dos produtos, sendo capaz de otimizar o fluxo de mercadorias e reduzir custos operacionais. 

Ao contrário de métodos tradicionais de armazenagem, essa alternativa permite que os bens sejam transferidos diretamente da área de recebimento para a de expedição, sem passar por um processo de estocagem prolongado. 

Esse sistema ágil e eficiente pode ser a chave para empresas que buscam melhorar sua cadeia de suprimentos e atender às demandas do mercado com mais rapidez e precisão. 

Quer saber como funciona e quais são as vantagens do cross docking? Continue lendo este conteúdo da Dux Logistics!

O que é cross docking?

O cross docking é um método de distribuição que facilita o fluxo de pedidos de uma empresa, utilizando um centro de distribuição que elimina a etapa de armazenagem, acelerando o processamento e envio das encomendas ao cliente final em um curto espaço de tempo.

O termo “cross docking”, que pode ser traduzido para o português como “cruzamento de docas”, tem sua origem na logística internacional portuária, onde as cargas chegam por navio e são rapidamente encaminhadas para veículos de transporte que já aguardam no porto, sem passar por processos de estocagem.

Assim, é importante ressaltar que esse procedimento não opera como um armazém, mas sim como uma logística de pedidos em que os produtos são descarregados pelos fornecedores em uma doca e transferidos diretamente. 

Inclusive, essa metodologia é feita por meio de centros de distribuição, para os veículos que farão a entrega aos consumidores, normalmente em menos de 24 horas.

Além de acelerar os processos de transporte, tal método gera economia para o negócio, ao evitar etapas burocráticas como o gerenciamento de estoque.

Cross docking: conceito e significado da expressão

O termo “cross docking” pode ser traduzido como “cruzando as docas”, seu conceito consiste em evitar a necessidade de um estoque físico.

Os Estados Unidos foram os primeiros a implementar essa técnica, que consiste em descarregar contêineres de trens ou caminhões e imediatamente transferir os produtos para outros meios de transporte, dando início ao carregamento de forma instantânea.

Outra característica dessa abordagem, que começou a ser utilizada na década de 30, é a minimização ou até a eliminação do espaço entre as cargas.

Essa prática serve tanto para trocar o meio de transporte quanto para classificar os produtos com destinos diferentes, ou até mesmo para agrupar cargas de diferentes origens, porém, com destinos semelhantes.

Você pode ter visto em filmes, séries ou desenhos animados esteiras que levam as mercadorias diretamente do armazém para o baú de um caminhão. Esse é um exemplo de um modelo de cross docking que foi amplamente adotado, especialmente na indústria norte-americana.

Como funciona o cross docking?

O sistema de cross docking na logística opera por meio de um fornecedor que entrega os produtos em uma doca específica. Em seguida, o centro de distribuição coleta, separa e organiza os pedidos recebidos. 

Após essa organização, os itens são imediatamente encaminhados para os veículos de entrega destinados ao cliente final. 

Para ilustrar o funcionamento e o gerenciamento de estoque, vamos apresentar o passo a passo da logística de distribuição seguindo essa abordagem:

  • Coordenação com os fornecedores: o fornecedor recebe o pedido da loja virtual, incluindo todas as informações necessárias sobre o endereço de entrega. Assim, ele organiza os pedidos e os encaminha diretamente para o CD;
  • Recepção das mercadorias: assim que os produtos chegam à doca, a equipe do centro de distribuição está pronta para receber as entregas e transportá-las para uma área de preparação;
  • Verificação de qualidade: a equipe realiza uma checagem detalhada e uma revisão das mercadorias recebidas antes de prosseguir com a entrega dos pedidos;
  • Processamento da entrega: na etapa final, o centro de distribuição organiza e empacota os produtos, colocando-os em um veículo de transporte para que sejam entregues ao consumidor final.

Quais são os 3 tipos de cross docking?

Existem diferentes abordagens que uma empresa pode adotar, sendo fundamental conhecê-las para escolher o mais adequado. 

Compreenda o cross docking e seus exemplos: 

  • Movimentação contínua: nesse modelo, o fornecedor já prepara e organiza as unidades de carga de acordo com a demanda final. A operação no centro de distribuição se limita a receber e despachar a mercadoria, com pouca intervenção dos trabalhadores do armazém;
  • Movimentação híbrida: combina a distribuição imediata de parte da carga com o envio de outros itens para o estoque. Esses itens estocados são, posteriormente, combinados com outros produtos para formar o pedido completo do cliente;
  • Movimentação de distribuição: nesse tipo, a mercadoria precisa ser manipulada para atender às especificações do consumidor final, envolvendo processos de separação e consolidação dos produtos de acordo com os pedidos recebidos.

Conheça as principais características do cross docking na logística

Resumidamente, as principais características dessa operação são:

  • Permanência mínima: todo o processo deve ser concluído em no máximo 24 horas. Esse prazo se deve ao fato de que se o produto permanecer mais de 3 dias nos CDs podem surgir taxas adicionais de armazenagem;
  • Expedição imediata: assim que a mercadoria é recebida, deve ser expedida imediatamente ou encaminhada para uma área de separação. Tal etapa ocorre porque a armazenagem não faz parte do sistema de cross docking;
  • Sistema organizado de informações: é fundamental dispor de um sistema eficaz para gerenciar as mercadorias e as informações durante a troca. A coordenação dos processos do cross docking deve levar em conta o tempo necessário para que a frota chegue ao operador logístico.

Cross docking: benefícios da metodologia 

O sistema de cross docking torna o processo de entrega mais eficiente, diminui custos e reduz o risco de furtos, além de oferecer outros benefícios. 

Veja os principais ganhos dessa estratégia logística quando aplicada:

  • Maior agilidade: o cross docking acelera o tempo de entrega, já que elimina a fase de armazenagem. Assim que o fornecedor descarrega a mercadoria no centro de distribuição, o pedido é rapidamente preparado e enviado ao cliente;
  • Redução de custos com estoque: como o lojista não precisa de um espaço físico para armazenar produtos, ele economiza com a infraestrutura de estocagem, como armazéns, diminuindo despesas relacionadas à manutenção e gestão de estoque;
  • Melhora no controle das entregas: esse sistema facilita o gerenciamento das entregas, permitindo ao lojista acompanhar todas as vendas, já que o fornecedor recebe as informações necessárias para processar os pedidos. Com isso, a chance de erros ou atrasos é minimizada, ficando a cargo do centro de distribuição garantir essa etapa;
  • Otimização do capital de giro: utilizar o cross docking é uma vantagem para empresas que desejam evitar altos investimentos em grandes estoques ou o acúmulo de produtos. Deste modo, o lojista reduz gastos com a estrutura de armazenamento, contribuindo para uma melhor gestão do capital de giro;
  • Venda sem necessidade de estoque: uma das principais vantagens do método é que o lojista não precisa ter o produto em estoque para efetuar uma venda, já que o CD se encarrega da entrega. No entanto, é necessário manter contato constante com o fornecedor para garantir a disponibilidade dos itens;
  • Menor risco de furto: com o cross dock, as chances de furto são drasticamente reduzidas, pois as mercadorias são preparadas e despachadas em menos de 24 horas, o que diminui o tempo em que os bens ficam vulneráveis.
Quais são as vantagens de contratar uma empresa de importação e exportação? Há diversos benefícios significativos para organizações que desejam expandir suas operações internacionais. As principais vantagens incluem: Redução de custos logísticos; Maior segurança na operação; Expertise na área; Otimização de tempo e processos.

Conclusão

O cross docking é uma abordagem amplamente adotada para otimizar operações logísticas. Para as empresas que desejam aderir a esse sistema, é fundamental considerar a relevância do planejamento e a administração da cadeia de suprimentos.

Só assim se consegue implementar essa estratégia com êxito, que também exige tecnologia para conectar cada fase e oferecer um maior controle à organização.

Seu empreendimento está pronto para o cross docking? Esperamos que este conteúdo ajude a tomar boas decisões para sua empresa!

Cross docking é com a Dux Logistics

Fazemos acontecer em cada setor específico! Com a Dux, você tem o controle dos meios de transporte e logística de forma eficiente e prática. 

Com escritórios e warehouses no Brasil, Estados Unidos e França, além de operações de armazenagem em todo o mundo, a Dux cresce e se consolida com base em uma meta: dar um passo à frente, todos os dias.

Precisa de uma estratégia personalizada ou deseja entender mais sobre o que é cross docking na logística? 

Fale com os nossos especialistas, afinal, nossas soluções são personalizáveis e atendem de ponta a ponta as demandas logísticas da sua empresa!

Qual a sua demanda logística? Em qualquer lugar do mundo, nós fazemos acontecer. Fale com nosso time e entenda o melhor cenário logístico para o seu negócio. Pedir orçamento.
Colaborador de uma empresa de logística realizando o processo de firstt mile.

First mile: entenda a primeira fase do transporte de mercadorias

Você já conhece o conceito de first mile? Essa é a etapa inicial do processo logístico, responsável pelo transporte de um produto desde o fabricante até um centro de coleta. A primeira fase tem um papel essencial na logística, pois afeta diretamente a eficiência operacional e a pontualidade das entregas. Além disso, tem grande influência

Leia mais

Clique no botão ao lado para acessar todos os textos.

Você está a um passo da melhor solução logística para seu negócio

Nós temos a melhor solução logística e modal para a sua empresa! Solicite o contato de um dos nossos especialistas. #GoDux